PARABÉNS GABY!
Esta semana cumpriu 80 anos uma aluna que é uma inspiração para nós e para a escola Ritmo Azul. São muitos os elementos da nossa comunidade que nos inspiram, e que por uma ou outra razão nos fazem sonhar com algo novo, que nos levam por novos caminhos, cujas suas vidas são um exemplo de coragem, superação, perseverança, ética, visão ou simplesmente loucura.
Apesar de todos estes elementos, a Gaby é especial! Vejam este vídeo. Foi gravado em 2013; nessa altura o desafio foi surpreender os convidados de Gabrielle Bernasconi e de Nelson Pinto aquando dos seus aniversários.
https://www.facebook.com/ritmoazul/videos/535653556477283/
A importância da dança sénior
Alguém vê uma idosa que dança? Alguém vê a 3ª idade a dançar? ou até a dança na 4º idade?
Nós vemos um exemplo de jovialidade. Vemos alguém que ao longo da sua vida experienciou uma guerra mundial, emigrou para um novo pais, criou novas raízes, fez novos amigos, abraçou uma nova cultura. Alguém que teve que se emancipar varias vezes para poder seguir em frente. Alguém que ganhou e perdeu muita gente importante na sua vida. Alguém que caiu e se levantou incontáveis vezes. Alguém que nos ensinou que muitas vezes se sofre a sorrir. Que nos explicou que a vida termina quando não temos projetos para realizar ou sonhos para viver.
A Gabrielle não precisa falar para ensinar-nos isso basta observar. A sua vida é o exemplo, repleto de conquistas, desafios e aventuras.
Sempre ativa, cuida da sua forma física, da sua mente, do seu aspeto, da sua vida social não perdendo o contacto com os seus muitos amigos e colegas. Mas também projeta-se em viagens, em novas aprendizagens, em novos desafios.
Gaby e a aprendizagem contínua no Dança Online
Apesar da época única em que nos encontramos, vocês acham que ela parou a aprendizagem? Vocês acham que ela pertence ao grupo dos que desistiram das coisas que gostam de fazer, como as aulas de dançar, só porque tinha que criar um perfil digital, aprender a instalar um programa, aprender a funcionar com um novo equipamento ou com medo de que um haker malvado lhe descubra os segredos? Claro que não! Ela está aí para as curvas! Muito acima desses irrelevantes detalhes.
Como sempre na frente, como uma bandeira assinalando o rumo em direção à modernidade, aceitando e tirando proveito desta nova realidade, nunca se escondendo ou justificando na sua idade. E claro ela não é a única! São vários os alunos com esse perfil na nossa escola e no projeto que mostram a importância da dança sénior – Dança e+. O que nos deixa muitíssimo felizes. E sabemos que efeito grupo condiciona muito. Boas praticas, contagiam boas praticas.
Voltando à Gaby, o nome que carinhosamente lhe chamamos, ela já interpretou muitas personagens, subiu ao palco várias vezes, nunca receou nenhum olhar critico, porque ela sabe que só vale a pena viver se o fizer intensamente cada minuto!
Este ano a Gabrielle e o Nelson tinham sonhado e projetado surpreender os seus convidados na sua festa de aniversário, com mais uma super performance. Infelizmente o COVID não permitiu, mas o projeto está só adiado para tempo de maior contacto social. E assim, se ganha também mais anos de vida…
Fiquem atentos porque quando chegar esse momento eles farão a sua melhor maquilhagem, desfilarão trajes novos e deslumbrar-nos-ão não só com os seus talentos, mas com a partilha desse pequeno momento de felicidade. Pois quem dança é mais feliz!
Fotos de: fotógrafo de casamento Rui Cardoso e Fernando Liberdade