grupo de dança sénior - escola de dança Ritmo Azul

Dança Sénior

Dançar quando se é Sénior – “Mente sana in corpore sano”

Será possível envelhecer sem ficar velho? Sim. O Dança e + é um projecto de dança de salão sénior que visa melhorar a qualidade de vida dos seus praticantes.

São muitos os que começaram ou recomeçaram a dançar já seniores, e muitas são as razões apontadas.

Quando as vidas profissionais terminam o seu ciclo, as rotinas quotidianas mudam radicalmente, muitos encontram nesta nova fase das suas vidas a oportunidade de realizar muitos sonhos adiados, outros encontram um vazio difícil de preencher. Assim, se não se reage e se encontra novas motivações, novas atividades e novos amigos, é fácil ficar na solidão, desenvolver quadros depressivos, mas também envelhecer fisicamente de forma mais rápida. A dança sénior pode ajudar a melhorar estes problemas.

Benefícios da Dança Sénior

Está cientificamente provado que a maior parte das imobilizações definitivas acima dos 60 anos decorrem de quedas. E todos sabemos que a maioria dessas quedas resulta da falta de coordenação motora,  equilíbrio, agilidade, velocidade de reação, força muscular, etc. O que não se usa, perde-se!

Neste sentido, a óbvia necessidade de atividade física, atividade social e de entretenimento, levam muitas pessoas a procurar atividades que possam cumprir com esta missão. Mas nenhuma atividade é mais completa ou adequada a este problema do que a Dança a par.

Mas porquê procurar a Dança Sénior?

As Danças Sociais Séniores, não só aliam a música à atividade física, como são um dos exercícios mais completos que podemos praticar. Enquanto dançamos a mente encontra-se ocupada não havendo espaço para pensamentos e sentimentos negativos, sendo mais fácil ultrapassar as limitações e adversidades. Através do movimento destas danças o idoso poderá adquirir muitas aprendizagens, estimular a memória auditiva, corporal, sensorial e espacial.

Para além disso, a Dança Sénior tem um efeito muito positivo na coordenação motora, lateralidade, flexibilidade e equilíbrio. Estimula a memória e a expressão de sentimentos, facilita a integração social, a criatividade, a postura e a respiração, conduz a melhorias cognitivas, facilita a comunicação verbal e não-verbal.

Assim, é evidente a amplificação da auto estima e acima de tudo proporciona momentos de bem-estar psicoafectivo, diversão e prazer. Tudo isto de forma descontraída.

E uma das dimensões mais importantes decorrente de se dançar a par, passa pelo desenvolvimento da capacidade de liderar ou seguir, ajustando as necessidades de interpretação musical à gestão do espaço.

Frequentar uma escola de dança, acrescenta a dimensão social e de entretenimento, através da interação multigeracional com muitas pessoas, da partilha de experiências e do natural convívio que extrapola muitas vezes a sala de aula, para os bailes, festas, espetáculos, viagens e muito mais.

Nós, escola de dança Ritmo Azul, sabemos, porque testemunhamos ano após ano, que é possível envelhecer sem ficar velho. O projeto de dança de salão sénior Dança e+ é prova inequívoca disso!

Dança Senior

dança e +

dança sénior

projecto de dança sénior

dança e +

Quer aprender a dançar

tem entre 50 e 100 anos?

tem tempo livre?

gosta de conviver?

então esta actividade é para si!

Se tem entre 50 e 100 anos, tempo livre durante o dia e gosta de dançar ou gostava de aprender, então esta atividade é para si!Os benefícios da atividade física ao longo de toda a vida são inúmeros. Mas acima dos 50 anos são determinantes. A máxima, mente sã em corpo são, é mais do que ajustada. Pois a meta é envelhecer sem ficar velho!!!!

Isabel Costa, focou uma das suas áreas de estudo durante o seu doutoramento no desporto para maiores. Aí realizou um estudo comparado entre os praticantes de dança e de outros desportos neste escalão etário. E tornou-se evidente a superioridade dos benefícios desta modalidade ao nível do equilíbrio, coordenação, agilidade, cardiovascular, ritmo, memória, autoestima e naturalmente a alegria e vinculo social.

No Blog…
Ritmo Azul Studio