E isso é tão bom!!!
Durante muitos anos tudo o que o Tango nos proporcionou de ganho (e mesmo antes) investimos na sua totalidade, na nossa formação. Formação essa que continua, como deve ser em qualquer profissão.
Nessa jornada interminável, desafiante e enriquecedora, consumimos indiscriminadamente todo o tipo de Tango, em todo o tipo de suporte, estilo ou interlocutores. Sem preconceitos, sem dogmas ou estigmas, conhecemos centenas de professores e artistas do Tango mundial. Participamos em centenas de eventos em todo o mundo e em particular na Argentina, que nos nutriram o corpo e a alma.
Não gostamos de tudo! Houve muitas experiências que nos ensinaram o que não gostávamos, o que não estávamos dispostos a fazer, o que não queríamos transmitir no Tango.
Fomos construindo a nossa dança, pouco a pouco, com alterações camaleónicas de acordo com quem nos inspirava mais nesse momento. Enfim, um processo mais o menos lento de crescimento normal e saudável, como em qualquer outra área. E assim, pouco a pouco, amadurecemos e desenvolvemos os nossos gostos e a nossa identidade. Encontramos o nosso Tango!
A sede de conhecimento…
Obviamente que para um professor essa busca de conhecimento, interna e externa, nunca termina. Mas agora, privilegiamos e repetimos com maior frequência os maestros e artistas que mais alinhamento tem connosco, não no estilo, mas no Tango.
Temos feito um grande esforço por oferecer à comunidade a oportunidade de os conhecer e de aprender diretamente com eles. Em tempos normais, promovendo seminários, festivais, milongas, concertos, livros, viagens, etc. Em tempos de COVID, continuamos a nossa missão através das nossas Night Fevers. Por lá já passaram Alejandra Mantiñan, Mariano Chicho Frumboli, Fabian Salas e Lola Diaz, German Conejo, Gisela Galeassi, José Fernandez, Martina Waldman, Pepa Palazon, Marcelo Rojas e muitos outros. E nem imaginam os que continuarão a juntar-se a nós nos próximos tempos para partilhar as suas vidas e a sua arte.
Fiquem atentos e nutram o Tango que há dentro de vós!
Sim de facto o tango é um caminho sem fim e para alguns sem retorno também, como é o nosso caso. Ficamos apaixonados por esta dança, é impossível resistir-lhe.
A sonoridade , os desafios constantes , a partilha com o nosso par durante a dança é qualquer coisa de mágico.
E mesmo em tempo de covid ,a equipa de profissionais Ritmo Azul
Têm proporcionado aos seus alunos momentos fantásticos quer na aprendizagem da dança em si como na aprendizagem da história do tango e da sua evolução ao longo dos anos.
Adoro as night fevers!
Adoro o que sinto e o que sou quando danço tango!
Experimentem as nossas aulas online
Vão adorar!!
Inspirada pelo título deste post, só posso dizer o seguinte: Cuidado se querem aventurar-se no mundo do Tango! Ele vai pôr-vos sempre à prova. Vai obrigar-vos a aprender uma linguagem nova, única e difícil, vai testar a vossa capacidade de resiliência e de superação. Vai ser exigente. Vai ser poderoso. O Tango vai entrar nas vossas vidas, vai conquistar-vos e enfeitiçar-vos!
O Tango vai levar-vos a um mundo novo, inebriante e viciante, um mundo paralelo, onde não são precisas palavras, onde se convida com o olhar e onde se comunica através de um abraço, onde a energia e a emoção estão à flor da pele. Uma paixão que consome e alimenta.
No Tango basta uma tanda para nos entendermos e para conhecermos o outro: mais agressivo ou mais delicado, mais agitado ou mais brando, mais emotivo ou mais racional, mais envolvente ou mais distante, mais possessivo ou mais generoso, com mais humor ou mais raiva. Sempre em diálogo, nem sempre pacífico. Tal como na vida.
A essência do tango é o sentir, sentir a música, o outro, a si. Depois há a técnica, mas de que nada serve, se não se tiver a capacidade de escuta. Sem ouvir o par, quanto mais se quer fazer bem, mais o Tango se esvai do nosso corpo. O Tango é a expressão da alma, não de uma técnica.
O Tango é entrega e confiança absolutas. O Tango “é um caminho sem fim … e isso é tão bom!”
Obrigada por compartir estos pensamentos. Nós ficamos apaixonados por tango, mas também apaixionados por processo da aprendizagem. A dança para nos não é muito mais que o movimento , é comunicação, é busca dos conhecimentos e da linguagem de comunicação.
O vosso tango abriu para nós os novos perspectivas e mudou nossa vida.
Por isso apreciamos muito vossas aulas, vossa forma da ensinar, vossa dança. Agradecemos a vocês.