Quem somos

A equipa

Isabel Costa

Nelson Pinto

Patrícia Couto

Hugo Loureiro

isabel costa

nelson pinto

Isabel Costa é licenciada em Educação Física e Desporto e doutoranda em Didáticas Especiais.

A dança é a maior das suas paixões e muitas foram as etapas da sua formação. Professora de Dança desde 1994, foi e é uma grande responsável pela promoção da dança no Porto e em Portugal, através de diversos meios inclusive o Desporto Escolar.

Nelson Pinto iniciou a sua formação na dança com nove anos de idade, depois integrou uma dessas equipas de Desporto Escolar da Isabel e posteriormente a Companhia de Dança Ritmo Azul.

Nunca parou a sua formação neste âmbito e expandido o alcance artístico noutros âmbitos, como o design, cenografia e música.   

Danças anos 20, animação anos 20, Porto
Ritmo Azul - Escola e Companhia de Dança -Espectáculo de dança, sarau de dança, Porto

Juntos enquanto atletas de Dança Desportiva, alcançaram vários pódios em diversos festivais e campeonatos nacionais, quer em Danças Latinas quer em Danças Modernas, atingindo níveis profissionais, entre 1996 e 2002. A formação teórica e prática nunca parou e muitas foram as formações internacionais nesta área com nomes como Tony Pinto, Ronnie Lekoc, Paul Killick, Nicole Cutler, Jesus Rubio, Carina Rubio ou Ralf Muller. Depois como treinadores foram responsáveis pela vida desportiva de dezenas de pares que viriam também eles a ser referências no panorama de dança desportiva nacional.

No âmbito das Danças Latino Americanas, na Salsa, pode destacar-se a organização do 1º Festival de Salsa em Portugal em 2003, que trouxe a Lisboa, Coimbra, Porto e Braga algumas das maiores referências mundiais desta dança, Rogélio Moreno, Jorge Santana, Salsa Y Ponto entre outros.

O Tango é a maior paixão deste par e em 2011 alcançaram o título de vice-campeões europeus na categoria de “Tango Cenário”, em Itália, fazendo assim, história ao serem o par português melhor classificado de sempre nesta categoria, num campeonato sob a tutela do Governo de Buenos Aires. Repetiram a proeza em Agosto de 2012, ao serem mais uma vez o par português melhor classificado e o segundo melhor da Europa, no campeonato do mundo.

Neste estilo de dança de origem argentina, não podemos deixar de destacar alguns dos seus coreógrafos e mentores, como Alejandra Mantiñan, Chicho Frumboli, Sebastian Arce, Dana Frijoli, Olga Bessio, Gustavo Naveira ou Mário Morales.

Para além de serem bailarinos e professores, são também coreógrafos e diretores da Companhia de Dança Ritmo Azul, com reconhecimento nacional e internacional. Nos seus Curriculums estão festivais e seminários onde foram um sucesso em cidades como Nice, Estugarda, Londres, Madrid, Palma de Maiorca, Barcelona, Amesterdão, Roterdão, Frankfurt, Dubai, Torino, Macau, Beijing, Hong Kong, etc.

Espectáculo de dança, salsa

Renato Almeida

Renato Almeida, iniciou a sua aprendizagem na dança na Escola e Companhia de Dança Ritmo Azul em 2003 e em 2008 deu os primeiros passos como professor. Professor, Bailarino e Coreógrafo profissional de danças como Salsa, Bachata, Kizomba e Danças de Salão conquistou o seu lugar sendo hoje um dos pilares do Ritmo Azul

 

Destaca-se ao longo dos anos as diversas formações com Carina Rubio, Edgar Borjas, Miguel Casimiro, Kate Pothecary no âmbito das danças de salão e Oliver Pineda, Javier Padilla, Gaby Galan, Estefy Rodriguez , Sergio Dominguez, Ana Marina, José Campos, Glória Fernandez, Esperanza Alarcon, Rodrigo Villarubia e muitos outros, no âmbito da Salsa e Bachata. 

 

Estreou a sua vertente competitiva sagrando-se campeão nacional de salsa a solo e 3° no campeonato do mundo de salsa FWC. Em 2016, campeão nacional de passos livres por equipas, vice-campeão no campeonato do mundo de salsa FWC e campeão europeu Salsa Open por equipas.

Renato Almeida é um apaixonado pela dança e musica latina, e cada vez que ensina, dança ou musicaliza, todos contagia.

Vera Santos desde sempre sentiu o apelo e a paixão pela dança. Aos 8 anos inicia o seu percurso com aulas de dança jazz e explora brevemente o ballet.

Ingressa na escola Ritmo Azul em 1998 e passados poucos meses estreia-se na Dança Desportiva de Competição, competindo por vários anos e alcançando diversos pódios. Neste campo fez formação com diversos nomes nos quais se destacam Tony Pinto, Ronnie Lekoc, Carina Rubio, Edgar Borjas, Miguel Casimiro, Kate Pothecary…

Em simultâneo amplia o gosto pela dança latino americana. Em 2003 participa como bailarina da Companhia Ritmo Azul no 1º Festival de Salsa em Portugal pisando os palcos do Coliseu do Porto e de Lisboa. Nesta área destaca-se ao longo dos anos as diversas formações em Portugal e no estrangeiro através de aulas, seminários e festivais com nomes como Tropical Gem, Adrian y Anita, Oliver Pineda, Javier Padilla…

Paralelamente desenvolve a actividade como professora de dança, trabalhando em simultâneo com adultos e crianças.

Apaixona-se pelo Tango Argentino e integra, como bailarina da Companhia Ritmo Azul, diversos projectos cénicos como MorangoTango e Nuevos Aires. Também nesta área investe em formação de qualidade com professores de renome mundial como José Fernandez, Martina Waldman, Alejandra Mantinãn, Joana Sepulveda e Mariano “Chico” Frumboli”.

É uma apaixonada pela dança, pela técnica e pela partilha de conhecimento.

Ritmo Azul - Escola e Companhia de Dança. Tango

patricia couto

hugo loureiro

Patrícia Couto e Hugo Loureiro formaram par em 2008 e desde então seguem a dançar juntos. Ambos já partilharam os mais importantes palcos de dança do país representando a Companhia de Dança Ritmo Azul. Na sua formação destacam-se professores como Alejandra Martinan, Chicho Frumboli, Juana Sepulveda, José Fernandez e Martina Waldman no âmbito do Tango Agentino, e muitos mais nas danças latinas com nomes tão relevantes como Rodrigo Cortazar, Ronald Valencia, Alba Sanchez, Gaby Galan, Estefi Rodriguez, José Campos, Gloria Fernandez, Javier Padilla, Fabian Dario ou Esther Vasquez.

Hugo Loureiro e Patrícia Couto sagraram-se Campeões Europeus no Salsa Open por equipas em 2016. 

Donos de um carisma inigualável, tem como pretensão transmitir a sua paixão pela dança a todos os seus alunos.

Daniela Pinto

Daniela Pinto começou o seu percurso no  ballet clássico na Academia de Música de Vilar do Paraíso com 5 ano sobre a direcção da professora Margarida Valle. Aos 12 anos continuou os estudos na Escola de Dança Margarida Valle onde finalizou os estudos da RAD até ao grau 8, e teve também contacto com outras vertentes da dança clássica (Técnica Vaganova) e também Jazz e Contemporâneo.

Em 2012 decide investir na sua formação e seguir a dança profissionalmente, mudando-se para Inglaterra (Manchester) onde ingressa a Northern Ballet School. No decorrer dos 3 anos ganha um maior gosto pela dança Jazz e Teatro Musical e é nessa área que decide trabalhar como bailarina. Imediatamente após o final do curso, começou a trabalhar para a companhia Costa Cruises onde trabalhou até 2020, onde os espetáculos variavam entre todos os estilos, incutindo a versatilidade. Este ano voltou para Portugal  e ao envergar pela área do ensino, uma paixão sua também desde cedo, pretende partilhar todo o seu conhecimento e experiência com os alunos, nesta área tão completa que é o Teatro Musical.

Daniela Pinto 1 (2)

Inês Ferreira

A Inês Ferreira iniciou o gosto pelo Teatro Musical em 2011, quando se inscreveu no Curso de Teatro Musical na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Depois de ter começado a ter aulas especificas de Canto, Dança e de Interpretação, percebeu que era isto que queria fazer para o resto da sua vida. Em 2013, sem falar uma palavra de inglês decidiu arriscar e fazer audições para várias escolas de Teatro Musical em Londres. Iniciou a sua aventura em Londres na Itália Conti Academy of Theatre Arts, onde realizou um ano o Intensive Course of performing Arts (Foundation). Em 2014, formou-se no em Teatro Musical pela International College of Musical Theatre em Londres e agora está de regresso a casa. Já participou nos musicais “Merry We Roll Along”, “All things nice” e “Godspell- Uk Tour” em Londres e fez parte do elenco do “Cinderela XXI”, “O Despertar da Primavera” e “A Surpreendente Fábrica do Chocolate” cá em Portugal. Mais recentemente, a Inês tem estado a trabalhar na Carnival Cruise Lines, nos EUA, onde fez parte dos espetáculos: “Celestial Strings”, “Amor Cubano”, “Vintage Pop”, “Soulbound”, “Epic Rock”, “Motor City”, “Getaway Island”.

Inês Ferreira (5)
Inês Ferreira (2)
Inês Ferreira (4)

tânia lopes

Licenciada em Fisioterapia pela Universidade Fernando Pessoa, especializada em Reabilitação Aquática e formada em Pilates Clínico pela APPI (The AustralianPhysiotherapy & Pilates Institute) é  apaixonada pelo movimento humano, devolvendo aos seus pacientes qualidade de vida, a fim de facilitar o retorno às suas atividades funcionais.

Iniciou a sua carreira enquanto fisioterapeuta numa clínica convencionada que, pelos seus desafios diários, lhe deram experiência na prática clínica e vontade de evoluir enquanto profissional. Rapidamente, começou a dar os primeiros passos na reabilitação através da Cinesioterapia. Trabalhou enquanto fisioterapeuta aquática em diversas piscinas municipais e ginásios e, nos dias de hoje, acrescentou a esta actividade a paixão pelo Pilates clínico. 

Enquanto Fisioterapeuta, procura, com os seus alunos e pacientes, encontrar o seu potencial máximo e juntos evoluir quer a nível físico, quer a nível mental, quer a nível emocional, para que, como um todo, possa fazer a diferença na vida uns dos outros.

Ritmo Azul Studio
× Whatsapp me!