Renato Almeida e Javier Padilla - bailarinos de salsa footwork (6)

Salsa – Desafios que fazem crescer

ritmoazul Online, Salsa, bachata, kizomba, Sem categoria Leave a Comment

Partilha a dança:

O desafio de Salsa

Certamente todos vocês já passaram por situações que vos fizeram duvidar... se seriam capazes de concretizar, superar, se o fariam com sucesso, pois quando duvidamos pensamos em todos os cenários possíveis, mas aqueles que nos assustam, inicialmente, costumam ser os mais preponderantes.

Renato Almeida

Quando surgiu o desafio por parte da Isabel e do Nelson para fazer uma parceria com o Javier Padilla, construir um trabalho coreográfico de Salsa para ser apresentado, o primeiro pensamento foi “wow, a sério?! Mas logo de seguida nem pestanejei e disse que sim! Aliás, após ter-me tornado campeão nacional de Salsa no FWC (Footwork World Championship), e depois por dois anos consecutivos, ter conseguido alcançar o 3o e o 2o lugar como solista de Salsa e o 4o lugar por equipas, sentia falta de algo novo, diferente, mas igualmente interessante e desafiante. Logo foi feito o contacto com o Javi, que humildemente aceitou com grande entusiasmo.

Javier Padilla

Mas para quem não conhece, Javier Padilla é um fantástico bailarino e professor de Salsa conhecido mundialmente. O seu nível de dança é tremendo! Fez formação em danças clássicas, danças de salão, mas o primeiro ritmo e no qual apostou todo o seu trabalho foi a Salsa. A sua dança cresceu imenso ao longo dos anos, principalmente quando em Barcelona se tornou aluno dos hexa-campeões do mundo de Salsa Adrian & Anita. Entre os seus diversos títulos, destaca-se o de Campeão Mundial Solista no World Latin Dance Cup. O contacto para este desafio de Salsa foi mais fácil pelo vinculo já anteriormente estabelecido pelo Ritmo Azul que o contratou por diversas vezes para dar formação aos alunos tanto a nível principiante como avançado e os ensinamentos foram sempre preciosos. Foi uma aposta 100% Ritmo Azul – escola e produções de dança, que acreditaram no projecto e trataram de todo o processo, inclusive as despesas associadas! 

Os treinos e a estreia

E em meia dúzia de viagens para Barcelona, com treinos Super Intensos de 3h, criamos desde logo uma fantástica sintonia que facilitou imenso a criação e o desenvolvimento da coreografia. Aprendi muito com ele a nível técnico mas principalmente com a sua humildade, que sendo uma estrela mundial da Salsa poderia marcar a sua superioridade. Nada disso, sempre disponível, sempre aberto a sugestões, foi realmente uma parceria.

A grande estreia aconteceu na melhor noite do Milongueros All Aboard, e o público foi ao rubro com o momento. Foi muito, muito especial! O que perdi? Nada! O que ganhei? Tudo!

Pela vida vamos encontrar sempre muitos desafios, ou melhor, oportunidades para crescer! Na dança é igual. O importante será ponderar a sua importância e se acharem que vale a pena... agarrem e aproveitem ao máximo. No final, há comboios que só param uma vez neste nosso percurso

 

Renato Almeida - professor e bailarino da escola de dança Ritmo Azul

Partilha a dança:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *