A Dança é uma atividade física artística, pelo que reúne os benefícios de ambos os âmbitos.
Sabemos que o ser humano está cada vez mais sedentário, em qualquer idade e quaisquer que sejam as profissões que desempenha, com pequenas exceções. Sabemos que por norma consome mais calorias do que aquelas que despende nas suas atividades diária. Então é evidente a necessidade da prática de atividade física regular.
Existem milhares de opções, mas poucas reúnem tantas vantagens a tantos níveis, quanto Dança.
Benefícios da dança – nível físico
A prática regular da Dança é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, aumentar a capacidade respiratória, especialmente a resistência aeróbica. Fortalecer ossos, músculos e articulações, sendo um aliado poderoso no combate à osteoporose na idade sénior, por exemplo.
Ajuda na perda de peso, pela promoção do consumo energético e aceleração do metabolismo. Diminui por tudo isto, o risco de doença cardíaca.
Benefícios da dança – a nível cerebral
Melhora a função cerebral a vários níveis, evidente no nível de consciência do próprio e dos outros, no desenvolvimento da memória, criatividade, velocidade de reação, interação social… estudos revelam inclusive, que é uma ótima estratégia para consolidar as aprendizagens devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento da produção de catecolaminas, como a noradrenalina e dopamina, que são substâncias essenciais para a memória.
Combate o sedentarismo, stress quotidiano e melhorando o humor.
Benefícios da dança – vínculos sociais
Estabelece vínculos sociais importantíssimos. Não só os derivados da prática letiva, na relação professor-aluno assentes no respeito, exigência, método, perseverança, e na relação aluno-aluno, assentes no companheirismo, confiança ou espirito de grupo, que nos pode levar a ultrapassar enormes desafios e a conquistar muitos êxitos. Mas também, na possibilidade de fazer parte de uma comunidade que dança só para se divertir, frequentando festas em escolas e bares, no nosso bairro ou por todo o mundo. É uma excelente oportunidade para conhecer muita gente e até de viajar pelo mundo alimentando esta afición positiva.
Benefícios da dança – competências artísticas
Se analisarmos a dimensão artística, a pratica de dança oferece a oportunidade de dominar uma linguagem. Melhora a expressão não verbal, a comunicação, a criação. E finalmente pode culminar na realização de um produto artístico livre, reconhecido globalmente e que pode por si mesmo ser inspiração para outros.
É então claro que a Dança, melhora muitas das condições físicas, com especial incidência, o equilíbrio, coordenação, agilidade, ritmo e flexibilidade. Tem ainda enormes benefícios ao estimular o nosso cérebro e ao reforçar os nossos vínculos sociais.
Mas para além de tudo isto, um benefício enorme da dança é que não tem idade. Pode ser feita por qualquer pessoa e em qualquer idade, desde as crianças aos mais séniores.
No entanto, é importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar as aulas para avaliar o estado de saúde geral, especialmente em idosos, gestantes ou pessoas em sobre peso.
Depois de todos estes benefícios associados à dança atraveste a vir dançar connosco ou vais ficar de fora?
Ficamos à tua espera.
Reflexões muito relevantes!!!Gostei !!!!
Muito obrigada pelo comentário e pela leitura atenta! Beijinhos